A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, nesta terça-feira (12/11), o título de Cidadã de Porto Alegre à presidente de honra do Projeto Pescar, Rose Marie Vieira Motta Linck. Proposta pelo vereador Delegado Cleiton (PDT), a Sessão Solene foi presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP), que ressaltou que a homenagem é a expressão do desejo dos porto-alegrenses a fim de dignificar uma cidadã ímpar.
Confesso que mais do que eu fiz pelo voluntariado, ele fez por mim. Ao me entregar ao trabalho voluntário eu cresci muito como pessoa, pois tive, muitas vezes, que tomar decisões difíceis. Acredito muito no trabalho voluntário, e a prefeitura de Porto Alegre foi a primeira prefeitura do Brasil a acreditar também: foi a primeira prefeitura do país que integrou o Projeto Pescar, na Procempa, destacou Rose Marie, que encerrou seu discurso homenageando seu marido.
Conforme o vereador proponente, a história do Pescar começou em 1976, quando o empresário Geraldo Linck (1927-1998) presenciou um menino assaltando um idoso e, chocado ao ver a agilidade e o vigor do jovem contra a fragilidade da vítima, resolveu fazer algo para mudar aquela situação de violência. Inspirado pelo provérbio chinês se quiseres matar a fome de alguém, dá-lhe um peixe. Mas se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a pescar, Linck abriu as portas da sua empresa para que 15 jovens em vulnerabilidade social aprendessem uma profissão. Investindo na qualificação profissional para a redução das desigualdades, ele montou uma sala e ensinou o curso de mecânica automotiva para jovens selecionados nas comunidades do entorno da Linck S.A.
Com a adesão de diversas empresas e instituições, em 1995 o Projeto Pescar passou a ser administrado pela Fundação Projeto Pescar e evoluiu para uma Rede, que já foi responsável pela formação de mais de 19.511 jovens. Com sede em Porto Alegre e cinco escritórios regionais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e região Nordeste, a entidade disponibiliza cursos de iniciação profissional.
Cleiton afirmou ser este um momento muito especial nos seus 10 meses de vereança. Queria chamar a atenção não só para a pessoa de Rose Marie, mas para questões que sua figura remete e que são de suma importância para tornar o mundo um lugar melhor, enfatiza. Ampliando o poder de transformação e conhecimento, preparando os jovens para enfrentar os desafios com maiores oportunidades e garantindo a proteção dos adolescentes, além de ajudá-los a construir seus projetos de vida com qualidade e cidadania, é o papel que esta mulher tão especial exerce hoje, concluiu.
História
Rose Marie Link nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, e é viúva do fundador do Projeto Pescar, Geraldo Tollens Linck. Bacharel em Comunicação, com habilitação em Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs). É membro da direção da Fundação Projeto Pescar desde sua instituição, em 1995, e foi responsável pela implantação e curadoria do Projeto Pescar em Buenos Aires, na Argentina. Exerce ação voluntária há 24 anos.
Além das funções exercidas na Fundação Projeto Pescar, Rose Marie recebeu diversas distinções como o prêmio Top Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos ABRH/RS − em 2011, o título de cidadã emérita da cidade de Pelotas nos 195 anos da cidade em 2007.