BlogEleições 2020Inclusão

Porto Antirracista

Caminhando com passos firmes

         O Brasil é o 2º país com maior população negra do mundo, só superado pela Nigéria. Somos 56% da população. Somente 2,66%dos que terminam a faculdade de Medicina são negros. Estes dados soltos assim parecem não dizer muito, mas vamos colocar um pouco de lógica nestes números e logo perceberemos o racismo institucional que ainda vivenciamos e porque necessitamos de cotas, de semanas e semanas de consciência negra, de ações afirmativas, de feriado para darmos visibilidade ao povo afrodescendente.Acreditamos quesomente através da educação, da formação, da informação,da divulgação das ações de enfrentamento ao racismo e da violência sofrida por negros,nos encaminharemos para diminuição de comportamentos discriminatórios, tornando nossa sociedade mais inclusiva, justa e humana.

          São inegáveis nossas conquistas, mas entre as conquistas legais e a realidade vivida pela população negra brasileira, ainda existe uma longa caminhada. Para superar esta realidade é necessário ir além da adoção de políticas antidiscriminatórias, é necessário combiná-las com políticas públicas que levem em consideração os territórios da população excluída para trilhar o caminho na conquista da chamada cidadania, PORTO ANTIRRACISTA.

           O Mapa da Violência no Brasil nos mostra aumento do morticínio de jovens negros onde para cada branco morto, morrem 2,7 negros. Também nos retrata um crescimento nos homicídios de jovens negros. A pergunta que fica: será que a cor faz um indivíduo ser mais violento, criminoso, incompetente, delinquente?

           Com maioria da população, seria natural vermos negros em todas as instâncias, em todos os postos, em todos os espaços em condições de igualdade, mas não é esta a realidade, masestamos rumando pra isso. Estamos lutando por isso. Em 2019, os negros passaram a ser maioria nas universidades públicas.

          O comércio e a indústria, que sempre lutam pela derrubada do nosso feriado de 20 de novembro alegando prejuízo nas vendas e produção, tem nas mãos dos negros a força de trabalho e disto não quer abrir mão. Difícil encontrarmos negros como gerentes, diretores, alto escalão.  Ainda continuamos sendo o braço forte da sociedade que luta e resiste em abrir espaço para ocuparmos com toda nossa competência, criatividade, habilidade e capacidade, o protagonismo de nossas vidas. Precisamos de mais Delegados de Polícia, Comandantes da Brigada, Juízes, Procuradores, Desembargadores, Vereadores, Deputados e Senadores negros. Precisamos de bonecas, bonecos, príncipes e princesas negras. Queremos Panteras Negras. Precisamos acreditar que é possível ocupar todo e qualquer espaço, ambiente, cargo ou posição. Nossa ancestralidade foi submetida a muita submissão, mas não se acovardou.Planeje, almeje, busque, se liberte para ser um humano com toda potencialidade e, tendo tua cor como traço, característica e orgulho. Seja o que quiser ser!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *