BlogNovidadesReflexõesSegurança

ESCOLA ABERTA – COMUNIDADE SEGURA

Desde 1992 na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre, tenho tido a oportunidade de vivenciar a importância das parcerias no que tange a comunidade escolar e o entorno da escola. Trabalhando em comunidades como a Restinga e atualmente nos bairros Cristal e grande Cruzeiro, observo a quantidade de jovens que circulam nestas regiões e as poucas opções de lazer e cultura que são oferecidas, principalmente nos finais de semana. Atividades como esporte e manifestações culturais identitárias da juventude circulam no entorno das escolas, por que não estarem dentro da escola que é um equipamento público que pode qualificar-se cada vez mais quando está em parceria com a comunidade local?

No bairro Cristal vivenciamos uma parceria com ativistas locais que encontraram na escola parceria para desenvolver atividades de cultura, esporte e lazer aos finais de semana e em outras oportunidades que antes a escola estaria fechada. A parceria iniciou através do incentivo da própria guarda municipal que observava a quantidade de jovens que circulavam na região em busca de espaços para desenvolver suas atividades de esporte como acontecia em uma praça do bairro que passou a ser inviável devido à violência e falta de estrutura de alguns locais públicos. Por iniciativa da equipe da guarda municipal do bairro houve aproximação da gestão escolar com projetos como Projeto Amor que atende centenas de crianças e jovens da comunidade em atividades de esporte e lazer, que passaram a utilizar o ginásio da escola em todos os finais de semana.Da mesma forma ampliou-se a utilização do referido ginásio para as noites durante a semana com jovens da Força Jovem que atuam na comunidade e mais tarde para invernada artísticas de um grupo de Tradições gaúchas local.

Observei como Gestor da escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Prof. Elyseu Paglioli no Bairro Cristal, na época, o quanto as referidas parcerias uniram centenas de jovens no entorno de um equipamento público que antes permanecia fechado e com as parcerias e incentivo todos qualificaram cada vez mais suas ações no bairro. Sendo a escola reconhecida como referência de parceria e contando com a participação de muitos destes parceiros em suas ações sócio culturais de inclusão.

Delegado Cleiton pôde acompanhar estas ações nos trinta anos da escola que a partir de sua atuação conseguiu realizar um sonho da comunidade que era trazer o Prefeito da época Alceu Collares e a secretaria de Educação Neusa Canabarro que inauguraram a escola, foi motivo de muita festa e orgulho para comunidade quando conseguimos remontar uma cena de trinta anos atrás e relembrar o quanto foi árdua a luta para construção desta escola no bairro.

Marco Aurélio Freire Ferraz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *